quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vida de repórter é coisa de Maluco

Caros leitores, há bastante tempo queria atualizar o meu blog, mas, por motivo trabalhista e com meu computador esmirilado (danificado) não pude expressar minhas aventuras, notícias e muito mais. Pois é, nos últimos meses eu andei trabalhando muito e adquirindo várias experiências que vão de cabulosas à sinistras.
Para quem não sabe sou repórter multiuso, pois, escrevo, filmo e edito imagens para o jornal eletrônico rondoniaovivo.com, um jornal de grande credibilidade com profissionais de mão cheia e estressados, o que é de praxe em uma REDAÇÃO QUE SE PREZE. Entretanto, em um belo dia acordei fiz a barbá, escovei os dentes, peguei o meu MP3 coloquei uma música chamada summertime... Beleza, fui a caminho da jornal como se fosse um dia normal e quando cheguei encontrei a jornalista Cristina Barros uma profissional excelênte, sem papa na língua me viu e disse:"bicho às 08h30 a AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) fará uma vistoria no prédio do IML... Corre prá lá, fica esperando eles chegarem", disse a própria. entrei na redação peguei as minhas armas (Câmera filmadora 3CCD, caneta e papel) depois de cinco minutos o fotografo chegou e fomos direto para oIML (Instituto Médico Legal).
Chegamos no IML no horário em ponto, mas, os técnicos da AGEVISA não. Ficamos esperando no local e na seqüência fui me identificar aos policiais civis e perguntei a um deles quem era o administrador e este cidadão me informou e me apresentou ao administrador, que ficou surpreso com nossa chega e me perguntou: -"porque a imprensa está aqui?", disse logo de cara para ele que a AGEVISA estava chegando a qualquer momento para fazer uma vistoria no referido estabelecimento. O cara ficou pasmo, louco e quase chorou. Aí foi a minha vez de perguntar: "a quanto tempo vc administra o IML?" Vc já enviou algum documento para o Governo do Estado para ter melhorias ambientais de trabalho para os funcionários?". O administrador quase caiu para trás e depois de alguns minutos os técnicos chegaram, me apresentei para o responsavél da operação e em seguida perguntei ao administrador se a imprensa poderia entrar, o mesmo disse que não, mas, o chefe da operação deu uma força e disse que nós iriamos adentrar juntos no IML, pois a sociedade deveria saber como os funcionários trabalhavam ali.
E fomos à ação, encontramos lixo domésticos, mato entrando das salas, ave morta dentro da sala de necropsia e uma equipe que trabalha com ferramentas totalmente inadequadas, em um certo momento me deparei com dois médicos serrando a cabeça de uma senhora com um serrote enferrujado, onde dava para perceber a dificuldade dele no momento da ação. O administrador disse para nós não entrarmos com as máquinas, pois era proibido algum tipo de imagem ser arquiva naquele setor, mas, estavamos acompanhando o trabalho dos técnicos da AGEVISA e eu fiz um acordo com ele de não filmar a situação que os médicos estavam fazendo no momento, o próprio aceito.
Em seguida fomos para área externa do IML e nos deparamos com ossos por toda parte, mato e o lixo já estava transbordando a lixeira contêiner, mas eu e o fotografo até então estava achando tudo muito normal quando derrepente sentir um cheiro de podridão insuportavél, foi quando o fotografo investigando o local me chamou e disse: "- Olha isso aqui! Estava ali a nossa peça fundamental para a matéria, dois corpos no canto detrás do pátio que fica atrás do IML, e um grande detalha eles estavam em estado de putrefação. O louco do fotografo na hora levantou a tampa da chamada gaveta e falou: "- grava". Pessoal o lance é porrada, é pancada você tem que ter sangue frio e um estômago de leão, pois, quando vc é repórter Multiuso você deve ser louco pela profissão, tem que gostar, tem que viver jornalismo, aprender jornalismo.
Enfim, fizemos um furo de matéria e eu estava presente registrando um fato histórico da capital do Estado de Rondônia.
Confira as fotos e o vídeo, pois, estar bem informado é o nosso papel.

8 comentários:

Juliana Santos disse...

Maique Bixuuuu,essa sua aventura foi muito louca!!!!
Vc é realmente um repórter multiuso, não é porque somos colegas de redação não, mas vc é mesmo um jornalista com um grande futuro pela frente bixuuu rsrsrrrsrrs.
valeu....

Unknown disse...

Cara nunca vi um jornalista e um repórter fotográfico tao curioso como nos dois em descobrir estas coisa que nos fizemos ai nesta matéria e fomos elogiados por policiais civis e militares la na central de policia e demais dp por esta trabalhos que ninguem mostrou sobre o descaso com o ser humano por parte dos governantes

Anônimo disse...

Cara nunca vi um jornalista e um repórter fotográfico tao curioso como nos dois em descobrir estas coisa que nos fizemos ai nesta matéria e fomos elogiados por policiais civis e militares la na central de policia e demais dp por esta trabalhos que ninguem mostrou sobre o descaso com o ser humano por parte dos governantes

Marcos Souza disse...

Esse foi um dos grandes momentos de cobertura e furo jornalístico do Rondoniaovivo. O Maique e o Simão fizeram um belo trabalho de apuração no local, eu como editor-chefe confesso que fiquei com um grande orgulho dessa equipe. E olha que esse foi só um dos trabalhos que fizeram a concorrência ter que correr atrás. E pra ser repórter nessa terra de doido tem que ser mais doido ainda, sorte nossa que o Maique é o maior de todos os doidos.

Anônimo disse...

Muito bom seu trabalho Maique!
O bom profissional em primerio lugar tem que amar o que faz, porque só assim as coisas boas são atraídas. Umas dessas "coisas" boas vc atraiu na manha que vc relatar aqui em seu blog: vc atraiu a SORTE e fez uma super matéria.
Muita Sorte e sucesso pra vc.
Ficarei daqui acompanhando so seu sucesso profissional!
Parabéns.
Anderson Nãnan

Anônimo disse...

oi primo! parabéns pela matéria!
mais uma vez provando sua grande competência! Palavra para esta matéria: Chocante!
um super bju
:***

Luciana Aoli disse...

O objeto e a apresentação da matéria é muito interessante, no entanto, sem desmerecer o reconhecimento que deve ser atribuído ao autor da matéria em epígrafe, pede-se não esquecer que o problema ainda é uma realidade e que a sociedade é a maior interessada, a promoção pessoal é mera consequência, portanto, que seja lembrado a verdadeira função do jornalista, que dentre muitas, estão, a responsabilização pelas denúncias feitas, assim como averiguar os fatos ocorridos que interferem no regime democrático e a busca pela solução dos problemas encontrados, além de educar e conscientizar a sociedade.
Portanto, eu poderia simplesmente manifestar meu contentamento em ver uma matéria bem feita, mas como isso não vai te fazer crescer como profissional, digo, torno expressas essas palavras para conhecimento e reflexão, Beijos, amo-te, Lu Aoli

Anônimo disse...

Como diz A kelly key, Você, você, você e O Cara´´, sucesso e Viva os Jornalistas Nativos....... Boa Maique... (léo-mengo)