sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Programa Audiovisual de Polícia Local igual a lixo

IMAGENS
No dia (07/04/08) às 09h00 da manhã, Policiais Federais prenderam Mário Calixto e outras pessoas envolvidas com tráfico de influência, lavagem de dinheiro e outros coisitas à mais. Fundador do jornal O ESTADÃO DO NORTE, com sede na capital do Estado de RondÔnia, Mário Calixto é um empresário de renome no Estado, é um dinossauro da comunicação local e referente a isso muitos meios de comunicação (impressos e televisivos) da capital principalmente da editoria de Polícia, publicaram pouquíssimas imagens, tanto estáticas quanto em movimento.Os dois programas audiovisuais de Porto Velho ligados à Polícia fizeram o café com leite. Beleza. Esses repórteres de polícia parece-me que não gostam de trabalhar e sim de fazer palhaçada, pois muitos ficam não Central de Polícia na espera de notícia "emporcalhada", eu não sou nem um super-foca e nem foca e sim um aprendiz humilde, muitos estão aí há pouco tempo e já se acham estrelas, fazendo palhaçada pára o povo de baixa renda e outra, a maioria vão para o meio de comunicação com estratégia para obter um cargo político. E isso vem acontecendo muito em Rondônia. Os jornais da região perderam sua credibilidade para o povo que obtem cultura, muitos amigos desconsideram os jornais como bloqueadores de informação correta. Pois bem, uma operação nesse meios mentirosos seria um grande marco para a histórica e quem sabe isso um dia possa acontecer.
REGISTRO
A operação terminou e Mário foi e recambiado para Brasília. Na sua volta os programas policiais tais como: "Plantão de Polícia" e "Comando Policial", nem si quer publicaram algo, mas, nos dias de semana eles exibem diversos "ladrões de galinha, de marmitex e de manteiga", mas, os elementos do alto escalão da robalheira eles fingem nem ver. Entretanto, quando o "Barão Mário" chegou no aeroporto internacional Governador Jorge Teixeira, no dia 16 de maio de 2008, por acaso eu estava no aeroporto com minha máquina filmadora e registrei tudo.
Ele desceu do avião e veio em minha direção acompanhado de três policiais federais, quando Máiro avistou os "olhos do povo" (Câmera filmadora), tentou ignora-la, mas não teve jeito.
Portanto, quando se fala em jornalismo policial, você deve estar antenado em todo tipo de crime, mas em Porto Velho ainda é tudo bálélá. Eu confesso que fiquei um pouco nervoso quando estava cara à cara com Mario Calixto, pois, era a minha primeira vez que eu estava de frente de um sujeito muito perigoso.
Vejo bastante maluco ser preso, mas ver um maluco como Mário é raro, porque agora o STF aprovou na última quarta-feira (13) por unanimidade a súmula vinculante que ira regular o uso de algemas no país. A regra terá que ser respeitada tanto por juizes quanto pelas polícias. Segundo o presidente do STF, Gilmar Mendes, a súmula vinculante vale para qualquer ação que envolva o uso de algemas. A exceção fica somente para casos específicos, em que um suspeito represente risco à sociedade. Vale ressaltar que Mário na época, por meio de seu advogado solicitou à Justiça Federal que a imprensa não registrasse imagens de sua chega, mas não teve jeito.
Agora tudo virou história, sei que com essa nova lei o povo brasileiro vai demorar para ver imagens dos "Barões Ladrões". Até a próxima bacana!

Um comentário:

Espiridião disse...

Oi, Maique, preciso do seu telefone para trocarmos umas figurinhas. fiz citação de um texto seu no meu último livro: Histórias de Garimpos - Extração mineral em terras roraimenses.

Abraço

Francisco Espiridião fe.chagas@uol.com.br